segunda-feira, 15 de junho de 2009

Turbina de Ideias

Hoje, vou pagar uma dívida.

Como primeiro leitor oficial do Palpite do Dia, prometi que faria um palpite sobre o Blog homônimo da postagem de hoje. Vai ser curtinha, mas vai ser simpática.

O autor da Turbina de Idéias é o Alberto Coutinho, segundo o próprio perfil. O rapaz é repórter fotográfico, torcedor do glorioso Bahia, é bastante letrado. Brasileiramente erudito, eu diria. E gosta de todas as formas de arte, pelo que eu entendi.

Sua visão política de mundo parece ser predominantemente esquerdista, que é uma característica típica das pessoas mais patriotas que eu conheço. Ele não foge a essa regra. E isso não o impede de ter uma admiração especial por Cuba.

Seu blog é atualizado com certa irregularidade, ou seja, não é todo dia, nem apresenta alguma freqüência constante. É atualizado quando se tem o que atualizar, como o Palpite do Dia.

O forte do Turbina de Ideias está justamente na especialidade de Coutinho: fotografias. Todas belas e interessantíssimas. Se você não tem paciência para ler os textos um pouco mais longos, só contemplar as fotos já vale a pena. Mas preste atenção ao menos nos seus títulos.

Coutinho avisa no seu perfil: "Todo o material postado neste blog está protegido pela lei do direito autoral". O que me constrangeu de publicar alguma de suas fotografias aqui.

Bom, aí vai um palpite: eu tenho a concepção que, mais cedo ou mais tarde, a internet vai acabar com o direito autoral. E vejo isso como uma coisa boa. Toda informação será democrática e disponível, cabendo apenas a citação de autoria e o repasse de algum lucro obtido com o uso de produto autoral, mesmo que sem registro. Mas, ao que parece, Coutinho não vê com esses olhos e deve ser respeitado.

Porfim, a Turbina de Ideias tem pontos de vista (literalmente) bastante humanistas e realistas, enaltecendo as alegrias, as dificuldades e as culturas da gente latino-americana.

Me agradou muito.

2 comentários:

turbina de ideias disse...

É um prazer muito grande tê-lo como leitor, Zé Cabudo. Acredite que a recíproca é verdadeira. Acho seus textos bastantes criativos. Sou um palpiteiro como você. Abraços.

turbina de ideias disse...

Oh, Zé Cabudo. Sinta-se à vontade em publicar fotos de minha autoria, desde que seja dado o devido crédito. Abraços.