sexta-feira, 1 de maio de 2009

Marcadores deste site

A maioria dos blogs que leio marcam os assuntos de acordo com a palavra que lhes remetem naquela hora. Quase que de improviso, parece. Meio que como se fossem palavras-chave do resumo de uma publicação científica. É justo.

Mas imagino que esses marcadores sejam apenas uma maneira de simplificar o acesso do leitor a um assunto de seu interesse. Esses blogs que leio, inclusive parte dos meu preferidos, têm tantos marcadores, que talvez eu perdesse mais tempo procurando o marcador certo do que lendo o texto de meu interesse.

Como eu já disse, este blog não foge à regra da maioria daqueles que eu conheço. Aqui é pra falar de tudo o que estiver dentro dos limites do que pode imaginar a minha cabecinha ignorante.

Dessa forma, separei os assuntos deste espaço em poucos marcadores gerais, que enumero e explico abaixo, em ordem alfabética:

Apresentação: são postagens que pretendem explicar alguma característica interna do blog ou do comportamento do autor com relação a ele. O idéia é que o leitor entenda a organização ou a lógica daqui. Um bom exemplo deste marcador é a presente postagem.

Arte: qualquer manifestação artística da minha pessoa vai levar esse marcador. Pode ser qualquer coisa mesmo. Já postei poesia, música, pintura virtual... eventualmente eu posso colocar um obra de outra pessoa, mas, em princípio, vai ser só coisa criada ou executada por mim mesmo.

Dica: são idéias práticas que tenho, que facilitaram a minha vida e acho que facilitariam a vida de quem as lesse. Normal e novamente são idéias mesmo. Mas se eu tiver notícia de uma boa idéia sem ser minha e que não tiver a merecida divulgação, eu posto aqui também.

Esporte: este é o mais fácil. Qualquer coisa relacionada a desafios competitivos vai levar este marcador. Simples assim.

Humor: são postagens que se pretendem engraçadinhas, embora a minha veia humorística não seja assim tão aflorada. Este marcador pode ser considerado um aviso para o leitor rir quando terminar de ler.

Inconformado: são postagens derivadas de assuntos que me deixaram revoltado. São protestos escritos.

Informática: são comentários sobre minhas experiências boas ou más com determinado hardware ou software.

Palpite: ironicamente é o marcador caçula deste espaço. Há uma postagem específica sobre ele, mas vale a pena explicar de novo: é uma predição, um chute sobre algo que ainda vai acontecer. Vai medir a minha habilidade de prever (ou a minha sorte com palpites). Serão palpites claros e objetivos, e não obscuros e vagos do tipo "se colar, colou". Como eu já disse antes, não sou vidente.

Política: são julgamentos livres que faço de nossos governantes (considero aqui governantes os detentores de cargos políticos executivos, legislativos, judicários ou de relevante função constitucional e federais, estaduais, municipais e distritais. De organizações de nações também. Tomo a liberdade de não me restringir à minha própria jurisdição.

Português: outro assunto que eu já comentei. Tenho algumas cismas com o que é correto e, principalmente, com o que é incorreto nessa língua. Isso vai de gramática a possíveis interpretações de um texto. Tenho um enfoque preferencial por relações lógicas, mas não me restrinjo a isso.

Reflexões: é o campeão dos palpites, mesmo porque qualquer coisa aqui pode ser considerado reflexão. São resultados das minhas divagações, filosofadas e outras coisas que porventura não se encaixem em outro marcador.

Religião: não se trata de louvor a deuses, nem necessariamente de críticas. São apenas impressões que tenho sobre alguma manifestação religiosa. Ou empreendimento direta ou indiretamente ligado a qualquer instituição que sobreviva com base na fé. A intenção é ser sempre respeitoso. Acho que a ofensa à fé de alguém não leva a nada.

Republicações: são simplesmente comentários que eu já tiver feito em outros sites, numa discussão qualquer. Normalmente acompanha de link com fonte e data de publicação. Criei esse marcador para ter um controle do que digo mundo a fora.

Nenhum comentário: