terça-feira, 26 de maio de 2009

Privatização

Eu ando vendo mundo se falar sobre a CPI da Petrobrás, na maioria dos casos discursos apaixonados contra ou a favor. Mas ninguém ainda me falou para quê estão abrindo essa CPI.

Eis que o Briguilino desafia alguém a dissertar sobre o assunto e alguém se dispõe. Trocando em miúdos, houve algumas investigações do TCU e da Polícia Federal, que culminaram na acusação de que a empresa de economia mista esteve ignorando princípio da isonomia, dando um jeito de não pagar ou pagar a menos suas dívidas e deixando entrar um "por fora", de diversas maneiras. Os dirigentes da Petrobrás vão se defender e vamos ver no quê que dá.

O colega que postou essa resposta aproveitou para usá-la como argumento para defender a privatização da empresa. Dei a seguinte resposta:

Não sou direitista e também estava curioso para saber. O Laguardia me esclareceu bastante, embora ainda haja pontos obscuros sobre essa CPI.

Agora, se tem coisa errada, tem que investigar mesmo. Porém, tenho preguiça desse uso político-partidário de CPIs (dos dois lados), quando existem órgãos específicos para isso, muito mais sérios (como eu já disse no meu blog, aliás).

Só não concordo com que isso seria argumento para privatizar a Petrobrás (ou qualquer estatal/economia mista). Ainda que seus cargos estejam mesmo sendo usados como moeda de troca pelos governos, seria como institucionalizar essa troca de favores, como já aconteceu em todos os processos de privatização no Brasil.

E passar todo um patrimônio de milhões de brasileiros para as mãos de algumas centenas de endinheirados (uma boa parte estrangeiros) não me parece o melhor custo-benefício para o fim de alguma prática ilícita que possa estar acontecendo.

Aliás, em se tratando de promiscuidade em nomeação para cargos importantes, as estatais são os menores dos problemas. Se fosse por aí, teríamos que privatizar quase todas as secretarias estaduais e municipais (também das gestões da direita) autarquias, fundações e o Congresso quase todo.

Publicado no Brigulino's no dia 25 de maio de 2009.

Nenhum comentário: