quinta-feira, 21 de maio de 2009

Petrobrás, à esquerda e à direita

Leandro Fortes fez uma comparação de como os governos PT e PSDB lançaram mão da dispensa de licitação na Petrobrás. Eu mandei o seguinte texto para corrigir os números:

Refaçam as contas comigo, e vejam se estou errado:

Entre Jan-2003 até Abr-2009 = (6 anos x 12 meses) + 4 meses = 76 meses.

46bilhões do Governo Lula / 76 meses = 0,6bilhão por mês, em média

A média anual (PT) seria, então: 0,6bilhão x 12 meses = 7,2 bilhões ao ano (em média)

Mais de meio bilhão a menos que a conta do Leandro Fortes!

Em contrapartida, na gastança dos anos de FHC, a conta também foi feita contando como dois anos inteiros! Como não achei o mês desse decreto, vou admitir que ele tenha saído próximo da metade do ano. Vai maio, pra ser bonzinho (embora isso não passe de uma especulação grosseira minha). Seguindo a lógica anterior, a conta ficaria assim:

Entre Mai-2001 até Dez-2002 = 8 + 12 meses = 20 meses

25 bilhões (PSDB) / 20 meses = 1,25 bilhão por mês, em média

A média anual (PSDB) seria, então: 1,25 bilhão x 12 meses = 15 bilhões ao ano (em média)

Roubar todo mundo rouba, mas vamos comparar a diferença de tratamento com os dois partidos:

Média anual da roubalheira do PT na Petrobrás = 7,2 bilhões

Média anual do roubalheira do PSDB na Petrobrax = 15 bilhões (numa estimativa simpática com eles)

"Apenas" mais que o dobro!

Por que apenas o PT está sendo apedrejado? Depois querem falar que a atual oposição é responsável, que só governos de esquerda é que dão dinheiro aos camaradas... vai entender esse povo!

Já encontrei o decreto (2.745/98) e ele é anterior a 2001. O cálculo do PSDB seria o feito pelo Leandro Fortes mesmo.

Preciso esclarecer que não sou contra a "roubalheira" do PSDB, para perdoá-la no PT. Se tiver coisa errada, tem que investigar todo mundo mesmo. Na verdade, ao que tudo indica, essa questão já está até resolvida politicamente. Só fiz esse comentário para reforçar a diferença de tratamento entre a esquerda e a direita pela parte mais repercutida da mídia.

Mais um esclarecimento: como ficou claro no comentário, não estou dizendo, literalmente, que houve roubo. Estou só insinuando que o excesso desse artifício é bastante conveniente para enriquecer os amigos e apadrinhados.

E mais uma crítica: esse negócio de sair abrindo CPI para tudo o que aparece está banalizando uma função que deveria atípica do Poder Legislativo. Os parlamentares foram votados para discutirem e deliberarem leis, e não promoverem investigações de toda e qualquer denúncia que aparecer. Para isso já existem os Ministérios Públicos, a Polícia Federal, Tribunais e outros órgãos especializados, que fazem isso de forma muito mais profissional e responsável.

O comentário acima foi publicado no Vi o Mundo e no Brasília, eu vi

Nenhum comentário: