sábado, 9 de maio de 2009

Esporte Clube Bahia

Bahia é o dono da primeira Taça Brasil e Campeão Brasileiro de 1988. Enfrentando preconceitos, também é o único clube do Nordeste que ostenta o status de time grande, pertencendo ao Clube dos 13.

Porém, desde o seu rebaixamento, em 2003, após campanhas irregulares nos anos anteriores, a sua grandeza vem sendo questionada. Com a queda para a terceira divisão em 2006, sua fama de time grande foi definitivamente abalada, sendo até mesmo menosprezado por torcedores mais jovens.

O momento do Bahia é ruim. Mas a história não se faz de momentos. A ausência do Bahia na divisão principal do Brasileirão, apesar de longa, é muito recente, para já desclassificá-lo do grupo dos grandes.

Para efeitos da comparação inevitável: o Fluminense, por exemplo, esteve cinco anos de sua história recente apenas passando vexames, sendo mantido entre os grandes apenas no tapetão. No entanto, ainda hoje, esse time é considerado um dos grandes brasileiros.

Requinte que o Bahia não teve foi tapetão. Nem a mídia nacional, que conspira em favor dos times cariocas e paulistas.

E o meu palpite de hoje é este: 2009 é o ano de o Bahia voltar à elite, com todas as glórias.

Ser grande é isto: contra tudo (preconceito idiota dos sudestinos) e contra todos (imprensa bairrista, que só dá repercussão aos mesmos times), arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Abaixo, a minha homenagem a um dos grandes times Brasileiros. Mais um Bahia!


Um comentário:

turbina de ideias disse...

Oh, Zé Cabudo, meu palpite é o que diz que, enquanto "essa gente" dirigir o Bahia o rumo vai ser daí pra baixo.