sexta-feira, 20 de março de 2009

Medindo a Parcialidade da Imprensa

Há algum tempo, este site (Vi o Mundo) abriu um espaço só para sugestões dos leitores. Dei uma sugestão lá que nem lembro o que foi. Só sei que não foi pra frente.

Depois disso, meu dedo já coçou várias vezes para fazer uma outra sugestão que me surgiu como um estalo, mas fiquei com receio de ser mais um comentário meu que ia acabar sem nenhuma repercussão. Lendo os comentários desta postagem, criei coragem e vou arriscar dizer agora. Lá vai:

Como este site está sempre acusando a existência de uma imprensa corporativista, que só divulga fatos e opiniões seletivamente de acordo com a conveniência do momento, para interesses estritamente privados, acho que seria uma boa exemplificar esses casos. Sugiro uma subsessão no "Weakmedia", demonstrando objetiva e comparativamente as diferenças de interesse e abordagem de matérias de um mesmo veículo (quiçá, mesmo profissional) sobre fatos idênticos ocorridos em administrações de partidos ou pessoas diferentes. Pode ser uma tabelinha simples mesmo.

Os critérios poderiam ser relevância dada à matéria; nº de linhas (ou tempo dado); uso de imagens, provas materiais, juízo de valor; teor dessas qualificações; políticos que aparecem, quanto tempo ou espaço aparecem; quantidade de opiniões diferentes; histórico dos profissionais consultados; propagandas que aparecem perto; momento em que a matéria aparece; matérias correlatas na mesma publicação...

Se eu fosse jornalista, faria isso por conta própria. Mas não tenho nem material nem "know-how" pra isso.

Palpite publicado no Vi o Mundo no dia 19/3/2009

Nenhum comentário: