quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Num debate com portugueses (parte II)

Eu: Não se esqueçam de que a pobreza, criminalidade, fome, "terceiromundismo" e as todas as mazelas que vocês tanto rogam contra nós, quem as trouxe e aqui deixou foi justamente Portugal, com sua política colonial exploratória, predatória e escravocrata. Hipocrisia é nos criticarem por isso. Nas demais opiniões, concordo com todas.

Internauta português ACB: "Zé cabudo...desculpa mas n concordo ctg. Vcs so começaram a ter todos esses problemas depois de deoxarem de ser uma colonia nossa...voces é k n souberam nunca aproveitar os vossos recursos para se lançarem no mundo. e tinham todas as condições para isso. e n somos nos os culpados disso. ou estas eskecido de que vcs conseguiam a independencia tao desejada em 1822....por favor..." (sic)

Eu: ACB, provavelmente vocês aí já têm opinião formada sobre isso, mas quero argumentar. Pois bem, devo lembrar que são 322 anos de colonialismo, quando existia, sim, miséria produzida entre os negros e os índios (ou eles deveriam ser simplesmente desprezados dessa conta?) E "apenas" 186 anos de independência, dos quais um terço deu-se sob comando de algum membro da família real portuguesa. A república, com pouco mais de um século, herdou todas essas mazelas que até hoje estamos custando a vencê-las, porque o lucro pela desigualdade ninguém quer renunciar e continua até os dias de hoje. Devo esclarecer, no entanto, que não existe qualquer rancor disso entre os brasileiros.

Eu de novo: Aliás, todas as oportunidades de melhorar meu país foram sabotadas justamente pelos herdeiros daqueles beneficiados pela colonização portuguesa. Estes que continuaram a acumular todas as riquezas produzidas pelo esforço do herdeiros dos mesmos miseráveis produzidos no tempo de colônia (negros e índios).

Eu mais uma vez: Bom, vou parar de falar, porque posso acabar ofendendo alguém. Não quero culpar Portugal e os portugueses por nada. Na verdade, ninguém aqui julga os portugueses os responsáveis pela nossa atual condição pobre. Só quis dizer que é hipocrisia algum português criticar a pobreza do Brasil, depois de terem esvaziado nossas riquezas por mais de três séculos. O fato mesmo é que o Brasil adora Portugal e sempre vai recebê-los com um abraço fraternal.

Publicado no Destak.pt no dia 14 de outubro de 2009

Nenhum comentário: