terça-feira, 6 de outubro de 2009

Metamorfose ambulante

Em 31 de maio, deixei este rascunho pronto.

(Na íntegra e sem correções)

Hoje vão ser definidas as capitais que receberão os jogos da Copa do Mundo.

Nem vou constar como palpite que algumas como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre já estão garantidas. Seria como apostar que o Brasil, a Argentina, a Alemanha e a Itália estarão na África do Sul.

Em princípio, eu não via essa Copa do Mundo no Brasil com muita simpatia. Sei que gera empregos, pode vir uma enxurrada de investimentos e uma propaganda poderosa do Brasil no exterior. Porém acho que o provável recurso público gasto nisso não compensa. Como já aconteceu com o Pan, diga-se.

Agora, que já está decidido, nada me resta senão reclamar do que vem pela frente.

Outra grande possibilidade é a de que o Maracanã vai ser o palco das finais. A cidade nem foi oficialmente escolhida e esse plano já é feito abertamente. Sou implicado com que todos os grandes eventos esportivos do Brasil têm que ser no Rio de Janeiro. Foi assim com o Pan, está sendo assim com a Copa e sempre foi feita aquela propaganda das Olimpíadas dessa forma.

Fala-se que a cerimônia de abertura seria em Belo Horizonte e o jogo inaugural em São Paulo - ou vice-versa (o que me também me aborrece, porque concentraria todos os eventos chamativos no Sudeste). Mas a final, aquele que será o evento mais importante, já é consensual que será no Rio mesmo.

Eu pergunto: por que o Rio? Por que, quando é para ser a coisa mais importante, tem que ser no Rio? Não tenho nada contra a cidade maravilhosa (que é maravilhosa só de longe, diga-se), mas temos outras cidades tão ou mais bem preparadas que o Rio de Janeiro para receber eventos desse porte.

Não sei por quê existe essa preferência, esse excesso de investimentos nessa cidade, que já demonstrou inúmeras vezes que não sabe aproveitar oportunidades como essas para melhorar a vida da população, trazer melhorias de longo prazo para a cidade. O Pan, como meu exemplo maior deu nisso mesmo.Nem o Rio, nem o Brasil melhorou com a vinda do Pan para essa cidade.

Posso reclamar por outro motivo também. O Maracanã já recebeu uma final de Copa do Mundo. O Brasil é tão grande com tantas cidades com potencial, mas o Brasil acha que o Rio é mais brasileiro que o resto do país.
...

A postagem ficou por terminar. Agora vejam como são as coisas e como somo maleáveis.

Após a aprovação do Rio como sede das Olimpíadas de 2016 e toda aquela comovente conspiração em favor, já considero muito justa essa honra ao Rio de Janeiro.

Aqui é assim. Pra não ser hipócrita de ver defeitos só nos outros, o Palpite do Dia esculacha até a si próprio.

Mas tem que investir com planejamento de longo prazo e responsabilidade. Essa opinião não mudou.

Nenhum comentário: