sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Palpite pros Blogs dos Outros

Não gosto do Serra e concordo com a maior parte dos artigos publicados aqui. (no Conversa Afiada) Mas o Conversa Afiada também deveria ser ver como responsável pela paulistização da mídia brasileira. Gostaria de entender essa fixação exclusiva pelo Governo Estadual de São Paulo, por sua capital, essa necessidade de querer noticiar tudo de São Paulo, sendo que tem tanta, TANTA coisa positiva e negativa pra ser comentada do resto do Brasil.

Em nome da qualidade do site, sugiro (também a outros blogs de grande alcance, mesmo os de direita) uma democracia geográfica, demonstrando as diversidades deste país. Poderia ser feita a escolha de um bom blogueiro/colunista por unidade federativa (exceto SP e RJ) ou pelo menos por região política (exceto sudeste) como participante "oficial" do Conversa Afiada.

É apenas uma sugestão, pra melhorar e inovar o site.

Palpite publicado no Conversa Afiada, no dia 11 de outubro de 2009.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

4 dígitos

Quando completamos exato um ano e oito meses, chegamos a mil visualizações.



Considerando que a contagem se iniciou no dia 16 de junho e a milésima visualização ocorreu no dia 12 de outubro, teríamos 119 dias de contagem.

Uma média de 8 visualizações por dia, muitas das quais feitas por mim mesmo, o que na prática diminui esse número.

O Palpite do Dia não chega a ser um sucesso, mas até que tá dando um caldo, para as perspectivas, visto que é um site que nunca se esforçou para ser divulgado.

Obrigado a vocês.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pé frio do Serra

Essa vai pra Ana "Ogni Volta":

Por mim, o Serra tem passe livre para todos os jogos do Palmeiras. Mas, com ou sem o pé frio de Serra, o gigante Atlético finalmente vai levar o título pra Minas este ano. Já tinha passado da hora de o clube mais prejudicado da história levar o caneco (a História lhe deve, no mínimo, uns 3, desde 1977). Se não der Galo, sou Colorado. Sou tudo, menos Palmeiras, São Paulo F. C. e Flamengo.

Palpite publicado no dia 20 de outubro de 2009, no Vi o Mundo

sábado, 24 de outubro de 2009

Band News

Sou ouvinte assíduo da BandNews, não nego. Escolhi essa rádio para fugir do jornalismo sob encomenda da CBN. Mas tenho que admitir que a rede Bandeirantes como um todo está seguindo direitinho o protocolo e já pode ser considerada como um dos expoentes do chamado "PIG".

Preciso mudar de rádio de notícias. Alguém tem algum palpite?

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Palpites para a Copa 2014 - Cerimônia de Despedida

Estádio Mané Garincha, Brasília-DF
Fiquei entre o Beira Rio e um estádio do Centro-Oeste. Como a região Sul e Sudeste juntos são menor em área do que o Centro-Oeste, é direito considerar a o Sul como parte de uma "macro-região" formada com Sudeste. Além disso, teria que ser um Estádio com capacidade maior e o único que se encaixa é o Mané Garrincha. E Brasília nos representaria muito bem com uma nova simbologia de mais jovem metrópole brasileira e cidade do futuro, onde todas as variedades da cultura brasileira promoveram uma nova mistura interna. Um Brasil dentro do Brasil.



Esses meus palpites valem mais como uma sugestão do que palpites propriamente ditos. Porque, a perspectiva realista é que tudo se concentre no Sul-Sudeste mesmo. Infelizmente.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Palpites para a Copa 2014 - Partida Final

Mineirão, Belo Horizonte-MG
Essa partida sem dúvida precisa ser disputada num estádio com grande capacidade. Entre São Paulo e Minas, sou mais Minas. São Paulo, além de não ter a estrutura necessária pelas avaliações da Fifa, já tem grande destaque apenas tendo concentrada praticamente toda a estrutura para a imprensa, provavelmente servindo também à imprensa internacional. Minas, além de ter um povo hospitaleiro, tem tradicionalmente as melhores médias de público do Brasil. Seria uma retribuição merecidíssima.

domingo, 18 de outubro de 2009

Palpites para a Copa 2014 - Primeira Partida

Arena da Floresta, Rio Branco-AC
A Amazônia merece um lugar de destaque nesse evento. E a lugar merece mais carinho nos investimentos.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Palpites para a Copa 2014 - Cerimônia de Abertura

Estádio Fonte Nova, Salvador-BA
Nada mais justo e até simbólico que tudo comece onde as culturas se encontraram pela primeira vez e a nossa sociedade atual se inicou.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Palpites para a Copa 2014

Voltando a falar do Rio...

Agora que o Rio já teve uma final de Copa do Mundo e terá sua própria Olimpíada, acho justo que os eventos importantes da Copa do Mundo sejam distribuídos às outras cidades, uma em cada região.

Ou seja, a final da Copa ou qualquer outro grande marco deste evento, não deveria mais ser no Maracanã

Falarei disso ao longo da semana.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma metáfora de merda

Ainda, sobre os "especialistas" da imprensa. Cadê os especialistas genuínos?

Foram rebaixados à função de consultores. E, na maioria das vezes, são convidados, esporadicamente, para falar porque concordam com aquela opinião específica, independente de sua competência. A análise mesmo fica por conta dos colunistas/jornalistas. Cada um com sua própria lógica e critério para concluir o que bem entender. É o que venho sempre venho criticando de um erro do senso-comum que a imprensa não se presta a se acautelar. Primeiro tira-se uma conclusão (conveniente a sua posição anterior ao acontecimento), depois selecionam-se dados e argumentos, para fazer uma farofa especulativa que seja favorável à conclusão previamente estabelecida.

Numa metáfora agressiva, eles fazem um PF com os fatos e interpretações mais tragáveis, engolem tudo, digerem-nos e cagam uma análise mole ou consistente, dependendo da capacidade digestória. Consistente ou não, é tudo bosta, do mesmo jeito.

No caso de Honduras, o lado X diz e "prova" que o golpe é constitucional. O lado Y comprova que golpe é golpe. Aí o lado X cita um dispositivo legal para corroborar sua tese. Em resposta, o lado Y interpreta o tal dispositivo no contexto e refuta a tese oposta. Isso tudo sem fazer uma citação literal de fonte, ou seja, citam a numeração dos dispositivos ou o nome de uma publicação qualquer sobre o assunto, mas deixam no ar o que diz o texto contido neles.

E pra me deixar mais revoltado ainda, eles julgam a sua tese tão consistente que defendem o "filho" que eles mesmos pariram com a arrogância típica dos autoproclamados "elite pensante".

Porfim, os lados ficam de mal, como já estavam antes da discussão. Assim, eles "vendem" suas opiniões cagadas para uma massa de sub-especialistas que fazem o papel de jogar a bosta no ventilador e disseminar suas teses para todos os cantos, reforçando pré-conceitos.

Depois, quem tem que se limpar é todo mundo, e não quem defecou.

sábado, 10 de outubro de 2009

Surfando na crista de Honduras

Essa tendência de se falar de qualquer jeito sobre qualquer coisa tem sido muito levada para a imprensa.

É só acontecer algum fato polêmico que todo mundo vira autoridade no assunto. Jornais impressos e de TV nem mais se constrangem em colocar especialistas em porra nenhuma para fazer profundas análises sobre os mais variados e complexos temas, em jornais e mesas de debates.

A onda agora é ser doutor em legislação hondurenha. Se esta minha colocação fosse lida seis meses atrás, soaria como uma piada sem-graça. Mas não. De uns dois meses pra cá, todo mundo conhece a fundo sociologia e direito hondurenho desde a faculdade. E o mais impressionante é que (aposto) absolutamente NENHUM desses jornalistas/colunistas sequer conhece algum cidadão hondurenho para discorrer sobre o assunto com propriedade. Muito menos pôs os pés naquele país algum dia, viu a realidade ou conhecem bem o funcionamento das coisas por lá. Eu também, até outro dia, nunca tinha ouvido falar em Tegucigalpa. Mas estou tentando me colocar no lugar dos habitantes daquele país.

Chega a ser desrespeitoso.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vantagens e Desvantagens

O bom da internet é que ela leva a pluralidade de opiniões a um patamar que nunca tinha visto. E quanto mais opiniões diferentes, mais fácil fica de enxergar as faces da realidade, se você souber ler criticamente.

O ruim é que as argumentações são baseadas em informações de pouca confiabilidade, principalmente em se tratando de discussões políticas. Daí, sai muita merda nessas páginas de opiniões. O Palpite do Dia, inclusive. Pelo menos aqui, todo mundo já sabe que a pretensão não é de ser entendido de assunto nenhum. As opiniões devem ser lidas como meros palpites mesmo, conscientes da grande possibilidade de equívocos. Tenho até placar pra isso.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Metamorfose ambulante

Em 31 de maio, deixei este rascunho pronto.

(Na íntegra e sem correções)

Hoje vão ser definidas as capitais que receberão os jogos da Copa do Mundo.

Nem vou constar como palpite que algumas como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre já estão garantidas. Seria como apostar que o Brasil, a Argentina, a Alemanha e a Itália estarão na África do Sul.

Em princípio, eu não via essa Copa do Mundo no Brasil com muita simpatia. Sei que gera empregos, pode vir uma enxurrada de investimentos e uma propaganda poderosa do Brasil no exterior. Porém acho que o provável recurso público gasto nisso não compensa. Como já aconteceu com o Pan, diga-se.

Agora, que já está decidido, nada me resta senão reclamar do que vem pela frente.

Outra grande possibilidade é a de que o Maracanã vai ser o palco das finais. A cidade nem foi oficialmente escolhida e esse plano já é feito abertamente. Sou implicado com que todos os grandes eventos esportivos do Brasil têm que ser no Rio de Janeiro. Foi assim com o Pan, está sendo assim com a Copa e sempre foi feita aquela propaganda das Olimpíadas dessa forma.

Fala-se que a cerimônia de abertura seria em Belo Horizonte e o jogo inaugural em São Paulo - ou vice-versa (o que me também me aborrece, porque concentraria todos os eventos chamativos no Sudeste). Mas a final, aquele que será o evento mais importante, já é consensual que será no Rio mesmo.

Eu pergunto: por que o Rio? Por que, quando é para ser a coisa mais importante, tem que ser no Rio? Não tenho nada contra a cidade maravilhosa (que é maravilhosa só de longe, diga-se), mas temos outras cidades tão ou mais bem preparadas que o Rio de Janeiro para receber eventos desse porte.

Não sei por quê existe essa preferência, esse excesso de investimentos nessa cidade, que já demonstrou inúmeras vezes que não sabe aproveitar oportunidades como essas para melhorar a vida da população, trazer melhorias de longo prazo para a cidade. O Pan, como meu exemplo maior deu nisso mesmo.Nem o Rio, nem o Brasil melhorou com a vinda do Pan para essa cidade.

Posso reclamar por outro motivo também. O Maracanã já recebeu uma final de Copa do Mundo. O Brasil é tão grande com tantas cidades com potencial, mas o Brasil acha que o Rio é mais brasileiro que o resto do país.
...

A postagem ficou por terminar. Agora vejam como são as coisas e como somo maleáveis.

Após a aprovação do Rio como sede das Olimpíadas de 2016 e toda aquela comovente conspiração em favor, já considero muito justa essa honra ao Rio de Janeiro.

Aqui é assim. Pra não ser hipócrita de ver defeitos só nos outros, o Palpite do Dia esculacha até a si próprio.

Mas tem que investir com planejamento de longo prazo e responsabilidade. Essa opinião não mudou.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

No Vi o Mundo



Só eu que percebi a piada pronta? Logo abaixo da chamada anti-Folha em pauta, leio: "Publicidade William Bonner conta 40 anos de história do 'Jornal Nacional' Livraria da Folha" Foi intencional?

Piada pronta também publicada no Vi o Mundo, no dia 25 de setembro de 2009.

Atualização 21 de outubro: a piada pronta foi meu comentário ingênuo. Agora, que botei meus óculos, que entendi que era uma colagem do site sem edições. Como não posso apagar a minha ignorância do Vi o Mundo, o melhor é confessá-la aqui. Talvez eu devesse dizer que a piada pronta estava no fato de o Azenha fazer indiretamente a propaganda. Mas seria uma piada muita da sem sal.