quinta-feira, 23 de julho de 2009

Palpite sobre o blog da Laura

A Laura não é oficialmente leitora do Palpite do Dia. Nem quero que seja, se ela realmente não achar este espaço interessante. Não quero nada forçado. Talvez, ela nunca tenha posto os olhinhos nessas minhas letras meio mal-ajambradas. Eu teria o maior orgulho que um dia ela comentasse qualquer texto meu. Ela é uma menina especial. E não sou só eu que digo. Já vi até blogs famosos fazerem comentários simpáticos sobre ela. Ela deve ter um saquinho pra guardar os elogios, porque nunca vi uma pessoa agradar tanto quanto ela.

Pronto, acabou a sessão-melação. Só queria dizer que vou fazer um palpite não por reciprocidade, como venho fazendo aqui, porque, neste caso é realmente muito e comprovadamente interessante. E há muito tempo quero falar disso aqui.

Então, eu vou fazer uma introdução bem resumida, pra ninguém se perder:

A Laura mantém um blog chamado Bonitona Encalhada. Porém, a partir de agora que ela "desencalhou" (casou), começa a perder um pouco o sentido, ela continuar falando de suas desventuras de moça "encalhada".

Assim, quis dar meu palpite sobre o assunto. Enviei um comentário, com a intenção de ser só pra ela. Mas acho que ela não vai se incomodar de eu republicá-lo aqui. O teor da mensagem vale para projetos de qualquer pessoa.

Bonita e desencalhada Laura, voltei um pouco a este assunto, porque queria muito palpitá-lo. E achei melhor esperar que essa tristeza ficasse mais distante, embora eu tenha certeza de que ela não será apagada, nem mesmo esmaecida com o tempo.

Pois bem. Não convivo com você e não sei quais são suas pretensões, no entanto, vou meter o dedo sem dó, assumindo o risco de dizer bobagens e falar do que não sei.

Com a concretização do aguardado, sonhado e planejadíssimo momento de seu desencalhamento, certamente seus casos e pontos de vista sobre o mundo vão mudar alguma coisa, passando a ser agora diferentes, os de uma bonitona desencalhada. Daí, acho eu, sua dúvida em continuar ou não este blog. Ou talvez seja simplesmente por causa do estado civil "encalhada", que não estará mais pertinente com a real condição da autora.

O certo é que você é um sucesso, não tenho dúvida. Seu blog tem um alcance que o meu nunca vai ter. Assim, não sou a pessoa que pode dizer que tem visão de mercado, mas acho que se você procurasse patrocínio para este espaço, muita marca ia querer aparecer aqui. Vejo que você já tem público cativo, que tem aumentado progressivamente. Imagino que donos de marca paguem para ter essa difusão. Ia ser uma maneira cômoda de completar suas receitas ou começar um pé-de-meia para projetos mais ousados. Além disso, claro, a manutenção deste site continuaria a incrementar as vendas de seu já famoso livro. Manter o blog Bonitona Encalhada seria uma decisão mais prática e com retorno certo. Estou falando financeiramente, o que deve ser muito considerado.

Por outro lado, te acho uma bonitona prafrentex. Duvido que você seja do tipo satisfeita e queira mesmo investir numa idéia só. Para mim, o Bonitona Encalhada é uma obra (prima) quase acabada. Você ainda deve ter casos e teorias do encalhamento para nos contar até ficar uma velhinha bonitona, e queremos saber todos! Porém, será que você vai mesmo sentir prazer só nesse tema, digamos, quando seus filhos já estiverem na escola e sua realidade e assuntos cotidianos forem outros? Vejo a Bonitona Encalhada como um primeiro ciclo, que está se fechando, de sua vida de escritora. A Bonitona Encalhada já deixou sua marca em você e em nós. Chegando ao fim, com as estórias do processo de seu desencalhamento (leia-se cerimônia, festa e primeiros dias de casada) e um eventual epílogo com as últimas lembranças importantes que ainda estariam de fora, você teria uma verdadeira obra de arte pronta, com começo, meio e fim. Além disso, a Bonitona Encalhada estaria sendo aposentada no seu auge, o que tornaria sua marca ainda mais forte em nós. Como fez o Pelé. Pra sair da masculinidade das comparações futebolísticas, posso citar Machado de Assis, que, até onde eu sei, tinha seus livros publicados, antes, aos poucos, em jornais. Periodicamente, mais ou menos como é hoje com tantos blogs. E, imagino eu, esses pré-livros do Machado de Assis, e de outros autores antigos, eram finalizados sem que o público estivesse se desinteressando.

O que quero dizer é que, com seu desencalhamento, você agora pode virar essa página (boa metáfora) da sua vida de escritora e seguir em frente, para começar outro projeto (de preferência, internético). Talvez o da Bonitona Desencalhada? Não sei. Acho que você é mais criativa que eu. E, pela capacidade de escrever tão bem sua alma, com certeza as leitoras bonitonas continuariam acompanhando-lhe as idéias e você ainda arrebanharia novos leitores, com temas novos. E, entre as alternativas, é nesta última a que eu aposto.

Palpite publicado dia 15 de julho no Bonitona Encalhada.

Nenhum comentário: