quinta-feira, 15 de abril de 2010

Brasil tem a 2ª maior tarifa de celular do mundo

Notícia requentada, assumo.

É que andei uns dias sumido, mas guardei alguns assuntos que eu queria comentar.

No comecinho de fevereiro, a consultoria europeia Bernstein Research disse que o Brasil te a 2ª maior tarifa de celular do mundo.

Também é de conhecimento comum - podendo-se pesquisar em qualquer Procon da vida - que os campeões de reclamações no Brasil são justamente todas as empresas de telefonia celular.

Fiquei esperando (e apostando que não ia sair nada) alguém relacionar o péssimo atendimento e os preços surreais com a privatização, que prometia mundos e fundos.

Ainda estou esperando (e apostando).

3 comentários:

Laguardia disse...

Zé Cabudo

Li um comentário seu no Blog do Briguilino e agora este post sobre telefonia celular.

Ao ver seus comentários imagino que você deve ser muito novo.

Você não deve ter vivido a época em que a telefonia era estatal. Não deve saber que naquela época ficava-se cinco anos em uma fila no plano de expansão esperando por uma linha fixa de telefone, pagando uma fortuna mensalmente. Se precisasse de uma linha telefônica iria pagar mais de um salário mínimo por mês de aluguel fora o preço das ligações.

Hoje, graças as privatizações, há quase que uma linha telefônica por habitante no Brasil e os custos são ínfimamente menores do que quando a telfonia era estatal. Isto não significa que há muito o que melhorar ainda. Infelizmente as Agencias Regulamentadoras não estão cumprindo seu papel.

O governo Lula ainda piorou a situação ao concentrar poder nas mãos da Oi ao permitir que esta adquirisse a BrT de Daniel Dantas. Em vez de incentivar a concorrência para melhorar e baratgear os serviços o governo Lula nada contra a correnteza.

Com relação a privatização da Vale que você mencionou no Blog do Briguilino, parece que você desconhece quem adquiriu o controle acionário votante da empresa. Foi a PREVI do Banco do Brasil, através da Valepar, é só entrar no site da Vale e verificar quem é o majoritário nas ações ordinárias que tem direito a voto. A diretoria da Vale é indicada pelo Banco do Brasil através da PREVI.

Portanto, se houve alguém beneficiado pela pseudo privatização foi o Banco do Brasil.

Espero que tenha te ajudado a ver as coisas sob um outro angulo fora do fanatismo político do PT

Zé Cabudo disse...

Laguardia,

seus comentários devem ter mexido com meus brios, pois é a segunda vez que escrevo sobre isso.

Mas, especificamente sobre este meu comentário, no Palpite do Dia, acho que você deveria ter lido melhor o que escrevi.

Em momento algum eu comparei as condições anteriores à privatização com a atual. Eu simplesmente observei que fez-se uma propaganda da privatização das telecomunicações, que, na verdade, não se concretizou plenamente e está deixando muito a desejar. Tente lembrar o que se falou disso na época - pelo governo e amplamente pela imprensa - e o que temos hoje. Se você estiver satisfeito com o serviço, me diga qual é a operadora, para eu mudar meu plano ainda

Para comparar as condições pré e pós-privatizações, já fiz um comentário, também dirigido ao senhor. Porém, ele deve ser entendido exclusivamente no contexto de MG. Não tenho nenhuma experiência como consumidor das antigas empresas de telecomunicação de outros estados.

Tiago Aguiar disse...

A questão, é que as tarifas de telefonia eram mantidas congeladas, para tentar segurar a inflação.

As empresas públicas, todas, eram mantidas no vermelho. Por isso difícil ter um linha telefônica - embora as tarifas fossem baratas.

Com o neoliberalismo, não havia possibilidade de investir, e se começou a desmembrar e vender as empresas osso por osso.

Somos campeões em reclamações de consumidores, e campeões em tarifas absurdas - péssimos serviços com preços estratosféricos.

As empresas não fazem a manutenção - terceirizam. Os seus setores de atendimento ao consumidor e venda são terceirizados. Só a parte financeira que não o é.

Eles tem medo que o PNBL entre em vigor? Mas por que, se o Estado é incompetente?