quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Igreja Moderninha

É a terceira vez que acontece: hoje, passando perto de um palácio da Igreja Universal, recebi de graça (e muito respeitosamente, diga-se) de um de seus contribuintes (ou algo parecido) a "Folha Universal", jornal da entidade/empresa (no. 828 desta semana). Na página 4, matéria de cima: "Lei do aborto acirra embate entre governo e Igreja Católica". De forma alguma pretendo defender o Catolicismo aqui, muito longe disso. Li superficialmente e vi que a matéria mantém o tom isento. Nada mais justo. Só achei estranho o fato de uma religião apontar o dedo para outra sobre um tema que eu imaginava ela também defender. Diga-se ainda: como não poderia ser diferente, o jornal faz várias matérias em favor da IURD. Por que então essa matéria resolveu ser "imparcial" e não se incluiu na briga?

Os outros dois casos:

Da última vez, logo na primeira página, havia escrito algo assim: Uso de pílula ajuda a reduzir o risco de Aids. Em menos de dez segundos agora, pensei em umas três ironias, mas não é o meu foco no momento. Se ajuda a reduzir o risco de SIDA, então, tomai pílulas regularmente e metei! Podem dar à vontade, mulheres (homem dar por enquanto não, porque até onde eu sei homoafetividade ainda não pode, mas, como podem ver, ando me surpreendendo com essas coisas...)

E da primeira, o jornal dizia qualquer coisa sobre evidências da evolução a partir dos fósseis. Uma igreja evangélica reconhecer, aceitar, concordar e ainda divulgar teorias darwinistas para mim é nova. E o mundo criado em 6 dias, o mundo com pouco mais de 6mil anos de idade, Adão e Eva, Torre de Babel, Arca de Noé e tantas outras certezas?

Será que no mesmo momento em que o Papa volta atrás sobre algumas posições, digamos, mais modernas, o Edir Macedo está aproveitando o espaço para se atualizar? Acho essa uma ótima estratégia de marketing para quebrar preconceitos por igrejas evangélicas - mais ainda esta, tão polêmica. Tudo bem, está no direito.

Nenhum comentário: